Você sabe a diferença entre os dois?

Normalmente, as pessoas não sabem. Isso acontece, pois estão com as cabeças fechadas por conta do que é vivido e imposto. Asseguro que, caso soubessem, muitos não estariam nas condições que estão e não aceitariam passar pelo que passam.
Chefe é o que a maioria de nós tem. É aquele que recebe ordens e dá ordens. O cargo dele foi atribuído com base em normas institucionais ou organizacionais. É a mais pura expressão de ordem social que define diferenças de status e, por conseguinte, de poder e autoridade dentro do grupo.
A liderança é algo maior que a “chefia”. O líder é aquele que tenta sempre manter a equipe motivada, trabalha junto com o grupo, que busca sempre aprender, melhorar e passar adiante o seu aprendizado. Ele se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento delas, sabe dar feedbacks construtivos e, em conjunto, te ajuda a melhorar como profissional e, muitas vezes, pessoalmente também. Para ele, você não é só um número, tenha certeza disso.
Às vezes, temos a sorte de ter um chefe-líder, mas isso é muito raro. Normalmente isso acontece fora do mercado tradicional, quando a pessoa está no outro lado do quadrante. Mas por quê? Simples: o seu chefe pode ser um líder, mas se tiver alguém acima dele, e esse alguém não for um líder, o seu chefe terá que obedecer a ordens, e você voltará a ser visto como um número.
O mais importante a respeito de um líder é o seguinte: o verdadeiro líder é aquele que lidera pelo exemplo. Ele busca seu desenvolvimento pessoal e profissional e as pessoas o colocam naquela posição. Para elas, aquela pessoa é um exemplo a ser seguido e é o que passam a fazer.
Dentro das empresas, isso assusta muita gente, principalmente se você for um líder e tem um chefe, ou vários chefes. Eles têm medo de você, do que você é capaz de fazer, porque dentro do sistema tradicional, o seu chefe tem medo que você puxe o tapete dele. Mas, sendo um líder, não é isso que você busca. Sim, você quer ser reconhecido, mas o líder não puxa tapete. Se, por acaso, seu chefe for mandado embora e você assumir o cargo dele, foi porque ele escorregou no próprio tapete.
Portanto, não seja ganancioso. É importante sermos ambiciosos, termos objectivos, pensarmos grande. Mas nunca esqueça que você não está sozinho nesse mundo e que, sendo uma pessoa melhor a cada dia, o seu exemplo servirá para que outras pessoas se inspirem. Quem sabe, aos poucos, com a mudança das pessoas, o mundo não mude?
Fonte: http://artedeouvir.com/lideranca/lider-x-chefe-voce-sabe-quais-sao-as-diferencas/
Após análise deste mesmo artigo, concordamos com o conteúdo deste. Um chefe, por norma, é visto como uma figura medonha, que nos implementa ordens, ou seja, não existe nenhum envolvimento entre quem manda e quem executa. O seu trabalho passa apenas pela fiscalização dos trabalhadores, impondo-lhes um clima de pressão e um elevado nível de desmotivação, visto também que quando algo de incorreto acontece a responsabilidade é sempre atirada para os seus subordinados. Ou seja, a chefia baseia-se apenas na autoridade e não deixa os colaboradores serem "ativos". Liderança passa por muito mais que mandar, passa pela motivação e preocupação de envolver todos os subordinados no processo de alcançar metas da organização, pelo sentido orientador, ou seja, encoraja os trabalhadores a desenvolverem as suas capacidades, acompanhando-os e confiando nessas mesmas capacidades. O perfil do líder deve ser o perfil de um ídolo para todos os colaboradores, deve ser visto como um exemplo a seguir. Por último, concluímos que ser líder é muito mais complexo dado que exige a preocupação de cada colaborador com várias questões enquanto que o chefe apenas manda, não se preocupando, vendo cada elemento como uma número.
ResponderEliminar