Há 92 mil pessoas com habilitações superiores entre os mais de 705 mil registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional ( IEFP). Embora haja quase 36 mil jovens com curso superior que não conseguem arranjar colocação, a permanência no desemprego é mais curta para os qualificados, garantiu o vice-presidente do IEFP.
Outro lado que ajuda a caracterizar a juventude portuguesa portuguesa é a existência de 300 400 que não estudam, não trabalham e não frequentam qualquer ação de formação, segundo Félix Esménio, que participou num seminário da Plataforma Barómetro Social, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
As estatísticas demonstram uma tendência de estabilização da taxa de desemprego, o que sendo positivo, não é suficiente para prespetivar uma diminuição do número de desempregados este trimestre ou mesmo durante o ano, opinou o responsável do IEFP.
A falta de oportunidades de carreira é a principal razão que motiva a saída de jovens qualificados para França, concluiu João Teixeira Lopes num estudo exploratório que realizou sobre as novas vagas de emigração. Destacando que os licenciados são ainda uma minoria entre os que vão trabalhar para fora. o director do departamento de Sociologia disse que os 113 jovens que entrevistou ambicionam ter carreira e remuneração adequadas às habilitações e casa própria. Apesar de a maioria estar satisfeita com a decisão, Teixeira Lopes considera "trágico" para um país com tão baixa natalidade o elevado êxodo de jovens.
Publicado por: Helena Norte
Data da Publicação: 1/03/2014
Fonte: Jornal de Notícias
Sendo a Gestão de Recursos Humanos a utilização eficiente dos funcionários de uma organização que faz uso dos talentos dos colaboradores e que garante que o trabalhador está satisfeito com a remuneração que recebe, será que existe uma forma correta de gerir pessoas? Gerir homens e mulheres deve ser feito da mesma forma? Cada pessoa é igual todos os dias? E o gestor, comporta-se sempre do mesmo modo? Este blog pretende clarificar algumas destas questões, com artigos e publicações pertinentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário